sexta-feira, 31 de maio de 2013

Lion & Rhino Park

O Lion&Rhino Park é uma reserva natural a cerca de uma hora de Joanesburgo onde tivemos a oportunidade de ver de perto muitos animais: zebras, antílopes, rinocerontes, leões, crocodilos, etc. O momento alto do dia foi sem dúvida podermos brincar com leões bebés - leões que daqui a uns anos já não vão estar para brincadeiras...



The Lion&Rhino Park is a natural reserve about one hour away from Johannesburg where we got the chance to see many animals: zebras, antelopes, rhinos, lions, crocodiles, etc. The highlight of the day was playing with baby lions - lions that in a few years will probably not be into "playing"...




















E agora para algo completamente diferente...

Chegar a Joanesburgo foi um pouco estranho. De repente estávamos de volta à civilização, com auto-estradas, carros grandes e caros, lojas, centros comerciais, enfim... A cidade. E Joanesburgo é mesmo uma grande cidade. Toda a gente anda de carro e quase não se vêem pessoas a pé, não só pelas grandes distâncias mas também porque é um local com alguma criminalidade. Já não estávamos habituados a grandes cidades, mas reconhecemos que também há muitas coisas que se podem aprender aqui.

Ficámos na zona Melville, uma das zonas mais seguras para um turista. Tem uma rua onde se concentram vários restaurantes, lojas e bares e é fácil circular a pé, mas é também uma zona cara...

É em Joanesburgo que fica o Apartheid Museum e foi também aqui que viveu Nelson Mandela, o grande herói da História Sul Africana. Para nós Nelson Mandela é um nome que sempre esteve presente, mas não tínhamos noção da verdadeira importância deste homem. Ainda no aeroporto decidimos comprar a auto-biografia de Mandela, na versão reduzida, porque a completa era pesada e grande demais para andar connosco de um lado para o outro nas nossas mochilas já sobre-carregadas de souvenirs (para além das mochilas já levamos uma cesta Malagasy cheia de presentes, e temos a sorte de termos pessoas em Moçambique que nos vão levar para Portugal as compras que lá fizemos, maioritariamente artesanato muito bem negociado). A verdade é que não sabíamos mesmo nada sobre Mandela, mas lendo e visitando os locais em simultâneo ficamos com uma relação muito mais próxima da História. Durante as nossas viagens há sempre tempo para ler, seja o "Kafka à Beira Mar" do Haruki Murakami ou o "O Nosso Reino" de Valter Hugo Mae, mas ler livros relacionados com os sítios que visitamos torna as viagens mais completas.

É impossível ficar indiferente quando se visita o Apartheid Museum. Pensar que a separação de raças e discriminação durou tanto tempo é assustador. Foram 46 anos em que qualquer raça que não branca era discriminada: foram re-alojados em bairros específicos, em escolas específicas, com cartões de identidade em que era especificada a cor da pele e origem. Esta discriminação não era só feita aos Sul Africanos nativos, mas também aos imigrantes oriundos da Ásia que vieram para a África do Sul para trabalhar nas minas de ouro.

Muitos de nós ainda nos lembramos da libertação de Nelson Mandela em 1990. 1990? Sim, é mesmo recente... Foram 27 anos de encarceramento por se opor ao regime do Apartheid e nunca desistir dos seus ideais. Na nossa estadia em Joanesburgo visitámos também a sua casa, agora convertida em museu, em Orlando West na zona de Soweto (diminutivo para South Western Townships). Foi nesta zona que vários estudantes foram alvejados nos protestos anti Apartheid nos anos 70, incluindo Hector Pieterson de 12 anos, cuja imagem percorreu o mundo.

Aquilo que ouvimos nas notícias e que lemos nos livros de História ganha outra dimensão quando o vemos de perto. Ficámos realmente emocionados com as imagens e relatos de uma História tão triste.






And now for something completely different...

Arriving in Johannesburg was a bit strange. All of a sudden we were back to civilization, with high-ways, big and expensive cars, shops, malls, well... The city. And Johannesburg is a huge city. Everyone drives a car and there's almost no one to be seen walking on the streets, not only because of the big distances but also because it is a place with some criminality. We weren't used to big cities anymore but we recognize that there's also a lot to be learnt here.

We stayed in the Melville area, one of the safest for a tourist. There's a street with lots of restaurants, shops and bars and it's easy to walk around, but it's also an expensive area...

The Apartheid Museum is in Johanesburg and here's also where Nelson Mandela lived, the greatest hero of South African History. For us the name Nelson Mandela has always been present, but we had no idea of the real importance of this man.
At the airport we decided to buy Mandela's auto biography, in the short version, because the full one is too big and heavy to carry around in our bagpacks over loaded with souvenirs (apart from the bagpacks we're also carrying a Malagasy basket full of presents, and we're lucky to have people in Mozambique who are going to take back to Portugal the things we bought, mainly very well bargained arts and crafs). The truth is we really didn't know anything about Mandela, but reading and visiting the places at the same time draws us closer to History. There's always time to read during our journeys, either "Kafka On The Shore" by Haruki Murakami or "Our Kingdom" by Valter Hugo Mae, but reading books related to the places we visit makes our journeys more complete.

It's impossible to be indifferent when you visit the Apartheid Museum. Thinking that discrimination and racial segregation lasted for so long is scary. It was 46 years in which any other race that not white was discriminated: they were re-located in specific neighborhoods, specific schools, with IDs specifying skin color and origin. This discrimination was applied not only to the native South Africans, but also to the Asian immigrants who came to work in the gold mines.

A lot of us still remember when Nelson Mandela was set free in 1990. 1990? Yes, it's that recent... He was in prison for 27 years for standing out against the Apartheid a never giving up on his ideals. During our stay in Johannesburg we also visited his house, now a museum, in Orlando West in the Soweto area (short name for South Western Townships). This area is also where many students were shot during the anti Apartheid protests in the 70s, including 12 year old Hector Pieterson, whose picture travelled the world.

What we hear in the news and read in History books has another dimension when we see it up close. We got really emotional with the pictures and reports on such a sad History.










segunda-feira, 27 de maio de 2013

Mudança de planos

Fomos a Fianarantsoa com um objectivo muito específico: apanhar o comboio para Manakara. Tínhamos lido e ouvido falar desta viagem como sendo única: uma viagem de 12 horas de comboio em que se passa por cascatas, montanhas e paisagens incríveis e se pode observar a vida local, com pessoas a entrarem e a saírem do comboio carregadas de mercadorias para venderem no destino. Infelizmente quando chegámos à estação o comboio tinha sido cancelado, não apenas por um dia, mas por uma semana, o que já não nos daria tempo de fazer a viagem e chegar à capital a tempo de apanhar o nosso voo. Mas viajar ao sabor do vento tem destas coisas, e os planos podem sempre mudar e serem mudados. Sendo que Fianarantsoa em si não tem grande interesse, decidimos regressar a Antananarivo. Qualquer outro lugar de interesse em Madagáscar, como parques naturais ou praias mais a norte, são muito distantes e o tempo que demoraríamos a chegar lá seria demasiado. Tivemos - mais uma vez - a sorte de arranjar um condutor com jipe muito mais barato que o habitual: o nosso amigo Randri que tínhamos conhecido em Ranohira e que por acaso estava a passar por Fianarantsoa!
Chegados a Antananarivo, sendo que já conhecíamos todos os lugares de interesse (mencionados no post "Bonjour Antananarivo"), decidimos antecipar a nossa vinda para Joanesburgo. E aqui estamos nós, na África do Sul. As fotografias e novidades estarão disponíveis em breve...



Change of Plans

We went to Fianarantsoa with a very specific objective: catching the train to Manakara. We had read and heard about this journey as being unique: a 12 hour train journey where you go through waterfalls, mountains and amazing landscapes and you can really observe the local life, with people getting in and out of the train carrying tons of goods to sell at their destination. Unfortunately when we got to the station the train had been canceled, not for the day, but for the whole week, which wouldn't give us enough time to do the train journey and get back to the capital on time to get our flight. But going with the wind has these things, and plans can always change and be changed. Fianarantsoa itself is not of much interest so we decided to go back to Antananarivo. Any other place of interest, such as natural parks or northern beaches, are very far and it would take us too long to get there. We were lucky enough - once again - to get a driver on a 4 wheeled vehicle much cheaper than usual: our friend Randri whom we met in Ranohira and was passing by Fianarantsoa!
As we got to Antananarivo, since we already knew all places of interest (mentioned in our post "Bonjour Antananarivo"), we decided to anticipate our flight to Johannesburg. And here we are, in South Africa. Photographs and news will be available soon...

domingo, 26 de maio de 2013

Retratos de Madagáscar / Portraits of Madagascar


Foi incrível a aventura por Madagáscar, um destino único por onde tivemos o privilégio de passar. Quando dizemos único não queremos dizer que é melhor ou pior do que outro destino qualquer, queremos dizer que Madagáscar é um destino singular com características muito próprias e é isto que mais apreciamos num lugar, a sua identidade. Por isto e por muito mais sentimos que estamos mais "ricos" depois desta, ou melhor destas vivências.
As experiências foram muitas e também foram muitas as pessoas que nos marcaram. Hoje partilhamos alguns retratos que tirámos, menos que em Moçambique - em Madagáscar as pessoas não gostam de ser fotografadas, não sabemos porquê...



The adventure through Madagascar, this unique destination which we had the privilege to go to, was incredible. When we say it is unique we don't mean it's better or worse than any other destination, we mean it is a singular destination with very particular characteristics and that's what we most appreciate about a destination, its identity. And that's why we feel "richer" after this - these experiences.
The experiences were many and so were the people that touched us. Today we are sharing some portraits we took, not as many as in Mozambique - in Madagascar people don't like to have their picture taken, we have no idea why...
















segunda-feira, 20 de maio de 2013

Parc National De L'Isalo

O Parque Nacional de Isalo é um dos parques naturais mais visitados em Madagáscar e claro que também aproveitámos para inclui-lo no nosso percurso. É aqui que vive o povo Bara e que há muito viveram também alguns Portugueses, os primeiros Europeus a descobrir Madagáscar. Ainda hoje há palavras comuns à nossa língua e ao dialecto local.
O parque é realmente de uma beleza natural extrema. Fizemos longas caminhadas em dois dias, 16 kms num e 8 kms noutro.
No primeiro dia fomos à Piscine Naturelle, à Black Pool e Blue Pool e à maravilhosa Cascate des Nymphes e mergulhámos em todas apesar da água ser gelada. Foi também neste dia que vimos lemures pela primeira vez! Yuppi! E foi impressionante! Estavam mesmo a dançar o "I like to move it move it" quando chegámos! Ehehehe
No segundo dia fomos até ao Canyon des Rats, assim chamado porque diz-se que em tempos tinha muitas ratazanas, e ao Canyon des Synges mais conhecido por Canyon des Makis. Era aqui que o rei tomava banho antigamente e também nós nos banhámos nesta paisagem idílica.
As caminhadas foram realmente longas e duras mas o que nos rodeava encheu-nos a vista e fez com que os kms não parecessem tantos.




Isalo's National Park is one of the most visited natural parks in Madagascar and we obviously included it in our itinerary as well. The Isalo area is the home to the Bara people and was once also the home to the Portuguese, the first Europeans to arrive in Madagascar. There are still words that are similar in the Portuguese language and the local dialect.
The park is undoubtedly of an extreme natural beauty. We did very long walks in two days, 16 kms in one day and 8kms in another.
On the first day we went to Piscinne Naturelle, to the Black Pool and the Blue Pool and to the awe inspiring Cascate des Nymphes and we swam in all of them even though the water was freezing. It was also on this day that we saw lemurs for the first time! Hurray! And it was incredible! They were actually dancing to "I like to move it move it" when we arrived! Eheheh
On the second day we went to Canyon des Rats, named as such because it is said to have had lots of rats back in the day, and to Canyon des Synges known as Canyon des Makis. This is where the king used to bathe, and so did we.
The walks were extremely long and tough but what surrounded us filled our eyes and made the kms seem shorter.




















domingo, 19 de maio de 2013

Celebrações Locais

Se há uma coisa que temos é sorte. Muita sorte... Acabamos sempre em situações muito peculiares e engraçadas sem sabermos bem como.
Depois de ver o pôr-do-sol na "Fenêtre D'Isalo" (A Janela de Isalo) decidimos jantar em Ranohira, a pequena vila que serve de base aos visitantes do parque, a 5 kms do nosso hotel. Acabámos o nosso delicioso bife zebu por volta das 20:30h e começámos a vaguear nas ruas desertas em busca de um "taxi" ou uma boleia qualquer para o hotel. Numa pequena barraquinha desta vila deserta estavam 3 homens a beber cerveja, sendo que um deles era o recepcionista do nosso hotel e outro um condutor que estava lá alojado. Por isso, problema resolvido! Tínhamos boleia e de borla. Não só conseguimos isso, como ainda nos arranjaram uma boleia para Fianarantsoa no dia seguinte num jipe privado por um preço muito acessível, o que nos permitiu evitar mais uma longa viagem de taxi-brousse. Decidimos então sentar-nos com os nossos novos amigos, pedir mais umas cervejinhas e confraternizar com quem cá vive, como gostamos!
Enquanto conversávamos havia música altíssima a tocar num sítio qualquer não muito longe dali e perguntámos onde era a festa. Afinal nesta vila deserta havia algum tipo de festa! E nós queríamos juntar-nos a ela! Os nossos novos amigos Xavier e Randri explicaram-nos que se tratava de uma festa privada e que não tinham sido convidados. Tratava-se da festa da circuncisão - uma tradição do povo Bara. Junta-se família e amigos para dançar e festejar até ao nascer do sol, altura em que a circuncisão é feita, e oferece-se algum dinheiro à criança. E lá fomos nós. Apesar de sermos dois estranhos fomos muito bem recebidos! Conhecemos a família toda, dançámos de mãos dadas, rimos muito e até andamos com a estrela da festa ao colo - o pequeno Nufy (Sonho) - que com menos de dois anos tem de aguentar a noite toda, sem saber o que o futuro lhe reserva... Se soubesse talvez não estivesse tão tranquilo...
E a isto chamamos estar no sítio certo à hora certa. Sem dúvida uma experiência local única! :)



Local Celebrations

There's one thing we have: luck. A lot of luck... We always end up in very peculiar and funny situations without really knowing how.
After watching the sunset at "Fenêtre D'Isalo" (Isalo's window) we decided to have dinner in Ranohira, the small village that serves as base to the park visitors, 5 kms away from our hotel. We finished our delicious zebu steak at around 8:30pm and started wandering along the desert streets in search of a "taxi" or some kind of ride to the hotel. In a small stall of this deserted village there were 3 men drinking beer, one being our hotel's receptionist and another a driver who was staying there. Problem solved! We got a free ride. Not only did we get that, they also arranged a ride to Fianarantsoa the next day on a private 4 by 4 for a cheap price which allowed us to avoid one more very long taxi-brousse journey. And so we decided to sit with our new friends, order a few more beers and mingle with the locals, as we love!
While we talked we could hear some loud music coming from somewhere not that far and we asked where the party was. There was some kind of party in this deserted village after all! And we wanted to join in! Our new friends Xavier and Randri told us it was a private party and they hadn't been invited. It was the circumcision party - a Bara people's tradition. They get family and friends together to dance and celebrate till the sun goes up, which is when the circumcision is done, and they offer some money to the child. And there we went. Even though we were two strangers we were welcomed warmly! We met the whole family, danced holding hands, laughed lots and even got to carry around the star of the party - little Nufy (Dream) - who's not even two years old yet and has to last the whole night, not knowing what the future awaits... If he knew he probably wouldn't have been so peaceful...
And this is what we call being in the right place at the right time. Undoubtedly an unique local experience! :)







Finalmente algum descanso (15 de Maio 2013)

Foi na praia de Ifaty que decidimos passar 4 dias simplesmente a descansar. Não entra no nosso top 10 de praias, não porque seja má, mas porque temos o privilégio de já ter estado em praias maravilhosas nas nossas viagens e de sermos de um país com praias únicas. Ainda assim a estadia foi óptima. Tivemos direito a uma jam session com os rastafaris locais, uns bons mergulhos num coral chamado "Rose Garden" e muita lagosta deliciosa e barata! Na segunda noite achámos que tínhamos um rato no bungalow. No dia seguinte percebemos que não era um rato mas sim um lemure nocturno...
O pôr-do-sol, esse sim, é magnifico nesta praia! Uma enorme bola laranja bem definida a mergulhar no mar...




Finally some rest (15th of May 2013)

It was in Ifaty beach that we decided to spend 4 days simply relaxing. It's not on our top 10 beaches, not because it's bad, but because we have the privilege of having gone to marvelous beaches during our travels and we're from a country with unique beaches.
Our stay was still great. We got a jam session with the local Rastafarians, great swimming in a coral called "Rose Garden" and lots of delicious and cheap lobster! On the second night we thought we had a mouse in our bungalow. The next day we realized it wasn't a mouse, it was a nocturnal lemur...
The sunset is absolutely magnificent at this beach! A huge well defined orange ball dipping in the sea...







quarta-feira, 15 de maio de 2013

Transportes em Madagáscar

As deslocações em Madagáscar podem ser muito complicadas. Se em Moçambique achámos que as estradas eram más, neste país são praticamente inexistentes em diversos locais. E uma viagem de 200kms pode ser um verdadeiro exercício de tolerância ou um teste à nossa resistência física.
No primeiro post sobre Madagáscar falamo-vos da nossa primeira experiência num taxi-brousse, o meio de transporte mais usado pelo povo malagasy - uma
carrinha de 9 lugares que leva 21 pessoas. Pois bem, agora já é quase banal para nós este tipo de viagem. Embora a maior parte dos turistas opte por alugar um jipe com condutor e guia para fazer os seus percursos pelo país, nós optámos por tentar viver a vida local ao máximo, o que dificulta bastante as deslocações, mas sai muito mais barato.
A nossa primeira grande viagem de taxi-brousse foi de Antananarivo para Antsirabe. Ainda na capital tentaram dissuadir-nos de ir de taxi-brousse, alertando-nos do perigo que seria ir até à paragem sul, que está repleta de ladrões à caça de turistas. Apesar de aventureiros somos bastante conscientes e sabemos que cuidados ter - manter sempre à mão os itens mais valiosos e agarrarmo-nos a eles com a vida - e por isso decidimos ir apanhar o taxi-brousse para Antsirabe de qualquer maneira.
Na chegada à paragem sul dos taxi-brousses a visão era realmente caótica. Para além das centenas de vendedores a tentarem vender pequenos snacks para a viagem, fomos logo cercados por 10 condutores cada um a tentarem impingir-nos a viagem na sua própria carrinha. O taxista que nos levou do hotel até à paragem foi bastante atencioso e não se foi embora até estarmos bem entregues. Pagámos por quatro lugares para irmos um pouco mais "à vontade" e para apressar a saída do taxi-brousse, que só parte quando está completamente cheio. Já à nossa frente estava uma familia inteira a ocupar os ditos 4 lugares...
Assim que saímos da paragem a carrinha foi abaixo, mas não foi motivo de preocupação. Bastou empurrar um pouco e lá fomos nós rumo a Antsirabe! A viagem em si até foi bastante tranquila. A carrinha não dá mais de 70km/h - e ainda bem - inicialmente por causa das curvas e depois por causa dos buracos na estrada, e pela potência da carrinha em si. E assim se fazem 200 kms: tranquilamente, em 4 horas e meia...
A viagem do dia seguinte é que foi realmente extenuante, e o tal exercício de tolerância e paciência de que vos falámos.
Foi em Antsirabe que tratámos de todos os pormenores para a descida do rio Tsirihibina e fizemos um acordo com o Lanto das Tropic Voyage Tours de que iríamos até Miandrivazzo, onde começa a descida, de taxi-brousse e não de veículo privado. Chegámos à paragem de taxi-brousse por volta das 10 da manhã e esperámos, esperámos, esperámos... Duas horas e meia até a carrinha encher e assim se dar a partida. Assim começou o nosso teste à paciência, uma virtude que todo o povo malagasy parece ter em abundância, a julgar pela calma e "não reacção" de todos os passageiros... Já em Portugal qualquer coisinha é motivo de stress ou de reclamações exaltadas, aqui só nos resta aceitar que o timing das coisas é outro. Desta vez fomos nos lugares da frente da carrinha, sem pagar nenhum extra, e com muito mais espaço que os 4 lugares do dia anterior. Ainda nem tinha passado uma hora de viagem já a carrinha estava a deitar fumo por todo o lado e assim se fez a primeira paragem forçada para almoçar. Teríamos muito que esperar de qualquer maneira por isso o melhor mesmo era comer qualquer coisa... Voltámos a arrancar passados cerca de 45 minutos para um percurso de mais uma hora e pouco. Prestes a entrar numa descida acentuada ouvimos o tilintar de uma peça qualquer a cair no alcatrão e reparámos no olhar preocupado do condutor que se apressou a parar antes de entrarmos na descida. Mais uma vez os 21 passageiros, incluindo mães com bebés ao colo, saíram da carrinha para um pequeno arranjo. Sinceramente achámos que não passaríamos dali, que provavelmente teríamos de dormir ao monte até conseguir boleia de algum carro que passasse, que até então não tinha sido nenhum! Depois de tirar o pneu, aparafusar e desaparafusar várias peças, de verificarmos que os discos dos travões estavam completamente partidos e colados com cuspo, partimos novamente nesta longa - muito longa - viagem. Para além das paragens da praxe em que o condutor subornou vários policias pelas pessoas que trazia a mais, ainda parámos vezes sem conta para deixar e levar mais pessoas - entre elas dois militares armados, uma pessoa com uma galinha viva na mão e outra com um cesto de peixe seco com um cheiro nauseabundo. Chegámos a Miandrivazzo 7 longas horas depois (sem contar com as horas de espera) para o tão desejado descanso num "quarto com casa-de-banho", que não passava de um quarto com uma sanita sem tampo a um palmo da cama dividido com uma cortina...
Outro tipo de taxi-brousse que apanhámos foi uma carrinha de caixa aberta (mas fomos outra vez nos lugares da frente), com pneus completamente carecas, mas um pouco maiores que o normal, para aguentar a estrada de terra entre Antsikaraka e Morondava.
Em Morondava decidimos que precisávamos de uns dias de descanso na praia, mas apercebemo-nos de que para chegar a Ifaty demoraríamos cerca de 3 dias de taxi-brousse, e lá fizemos o investimento de alugar um jipe com condutor (nem há hipótese de ser sem ele, e percebemos perfeitamente porquê) para reduzir o tempo de viagem para "apenas" dois dias. Já nos tinham avisado que a "estrada" estava em mau estado (as últimas por que passámos estão óptimas segundo eles), mas só depois de arrancar percebemos que a estrada era inexistente... Andámos dois dias pelo mato denso, no segundo até apanhámos um ferry rudimentar que nos questionámos como é que alguém chega lá, passámos por povoações perdidas no meio de vegetação mais alta que nós, por zonas em que os gafanhotos criavam autênticas nuvens, ficámos atolados no meio de um rio e ficámos com muitas dores nas costas de tantos solavancos... E fome. Tivemos de racionar as 4 bananas que tínhamos para a viagem e o pacote de bolachas que nem dava para tapar a cova de um dente...
Outro meio de transporte que existe muito por aqui é o pousse-pousse: um rickshaw puxado por um homem, muitas vezes descalço. Algumas pessoas têm pudor em usar este meio de transporte por associa-lo à escravatura ou por acharem ofensivo serem puxados por outro ser humano. Na verdade estes homens precisam mais de trabalho e de dinheiro do que de pena ou simpatia, e por isso nós também já experimentámos este meio de transporte para pequenas deslocações.
Viajar em Madagáscar é uma verdadeira aventura, é provavelmente a viagem mais selvagem que fizemos até hoje, mas há coisas que ficam para a vida, e temos de aproveitar agora!!



Transportation in Madagascar

Going from one place to another in Madagascar can be very complicated. If in Mozambique we thought the roads were bad, in this country they practically do not exist in various places. And a 200km journey can be a real tolerance exercise or a test to our physical endurance.
In our first post about Madagascar we told you about our first experience on a taxi-brousse, the most used means of transport by the Malagasy people - a nine seat mini van that takes 21 people. Oh well, now it's almost ordinary for us to do this kind of journey. Even though most tourists choose to hire a 4 wheeled vehicle with driver and guide for their travels around the country, we chose to live the local life to the most, which can make going from one place to another a lot more difficult, but a lot cheaper too.
Our first long taxi-brousse journey was from Antananarivo to Antsirabe. Whilst still at the capital someone tried to convince us not to take the taxi-brousse, telling us it would be dangerous to go to the southern taxi-brousse stop, which is filled with robbers trying to catch tourists. Even though we are adventurous we are very conscious and we know what precautions to take - keep the important items in our hand luggage and holding on to it with our lives - and as so we decided to catch the taxi-brousse to Antsirabe anyway.
As we got to the southern taxi-brousse stop all we could see was chaos. Apart from the hundreds of vendors trying o sell little snacks for the trip, we were immediately surrounded by 10 drivers each trying to talk us into going on their own mini vans. The taxi driver that took us from the hotel to the taxi-brousse stop was very kind and waited until we were settled. We paid for 4 seats to go a bit more "comfortably" and to rush the taxi-brousse departure, which only leaves once it's completely full. In front of us was whole family occupying only 4 seats... As we left the taxi-brousse stop the engine failed straight away, but no worries. A little pushing and off we went to Antsirabe! The journey itself was actually quite calm. The van won't do more than 70km per hour - good thing it doesn't - firstly because of the turns and then because of the holes on the road, and because of the potency of the van itself. And that's how you do 200kms: very calmly, in 4 and half hours...
The next day journey was the real strenuous trip, and the tolerance and patience exercise we told you about.
It was in Antsirabe that we made all the arrangements for the Tsirihibina River descent and we arranged with Lanto from Tropic Voyage Tours that we would go to Miandrivazzo, where the descent starts, by taxi-brousse as opposed to a private vehicle. We got to the taxi-brousse stop at around 10 am and we waited, and waited, and waited... Two and a half hours until the van was full and only then ready to depart. That's how the test to our patience started. Patience is a virtue all of the Malagasy people seem to have, judging by the peacefulness and "non-reaction" of all passengers... In Portugal every little thing is a motive to stress or to complain, here all we can do is accept the timing is different. This time we took the front seats, for no extra money, and we had a lot more leg room than the day before. Not even one hour had gone by and there was already smoke coming out of the van and that's how we made our first forced stop for lunch. We would have to wait around for a while anyway so the best thing to do was to eat something... We got on the move again about 45 minutes later for another hour journey. As we were getting to a steep downhill ramp we heard the tinkling sound of some piece of machinery dropping on the tarmac and noticed the worried look of the driver who immediately stopped the van before we got to the ramp. Once more the 21 passengers, including women carrying babies, had to get out of the van for a little fixing. We honestly thought we wouldn't go any further, we thought we'd probably have to sleep tightly together until we could get a ride of a car passing by, which until then was none! After taking out the tire, screwing and unscrewing little bits and pieces, after we noticed the breaks were completely broken and carelessly put together, we got on the move again for this long - very long - journey. Besides the usual stops in which the driver bribed the policemen to get away with the extra people he brought, we still stopped various times to drop people off and to take a few more - amongst them two armed military men, a person carrying a live chicken and another one carrying a basket with dry fish with a nauseous smell. We got to Miandrivazzo 7 long hours after (not including the hours we waited for the departure) for our such longed for rest in our "en suite room", which was basically a room with a toilet without a seat a few centimeters apart from the bed divided by a curtain...
Another type of taxi-brousse we've travelled in is a pick-up truck (we still went on the front seats), with worn-out tires, but still a bit bigger than the usual, to handle the dirt road between Antsikaraka and Morondava.
In Morondava we decided we needed a few days on the beach just to relax and rest, but we realized that to get to Ifaty it would take us about 3 days on a taxi-brousse, and as such we decided to invest some money on a 4 wheeled vehicle with driver (there's no other option and we totally understand why) to reduce the time we would spend traveling to "just" two days. We had been warned the "road" was in terrible condition (all the others we've been to are great according to them), but it was only when we were on the move that we realized there was no road at all... We spent two days driving through the woods, on the second day we even got a basic ferry which made us wonder how people even get there, we went through communities lost in the woods where the vegetation was higher than us, through areas where grasshoppers create clouds, the vehicle was bogged down in the middle of a river and we got terrible back aches from so many ups and downs... And we got hungry. We had to ration our 4 bananas and our packet of crackers...
Another usual means of transport around here is the pousse-pousse: a rickshaw pulled by one man, a lot of the times bare feet. Some people have scruples about using them because they associate it with slavery or find it offensive to be pulled by another human being. In fact, more than pity or sympathy, these men need work and money and as such we have also tried this means of transport for short distances.
Traveling in Madagascar is a real adventure, it's probably the wildest trip we've done, but some things stick to you for live, and we have to enjoy it now!!






















quinta-feira, 9 de maio de 2013

Baobab Avenue


We have crossed many roads and avenues during our travels, we didn't even have to leave Portugal to see breathtaking avenues... But today in Morondava we spent the afternoon in the most spectacular, unique and peculiar avenue we've known.
The road is a dirt road, there are no sidewalks and there's more zebu carts crossing than actual cars. It's called Baobab Avenue and it's easy to understand why.
We rented a quad bike with the objective of going to the avenue alone, as we most enjoy, without any groups or any pressure, so we could enjoy every second in a place we were told to be unmissable. And so we went... After 20 kms we started to see baobab trees, a lot of them and very imposing. We rode a bit more and we got there, we didn't have to see a sign identifying the place, it was obvious, we were in the Baobab Avenue.
A dirt road, as we said before, flanked with baobab trees equivalent to five storey buildings. And we're not exaggerating, as you can see in the photos. This tree can grow up 5 to 25 meters (exceptionally 30), and up to 7 meters of trunk diameter (exceptionally 11).
It's hard to explain what you feel before such a great spectacle offered by nature. The truth is we were in silence for a few minutes before we could make any remarks on such a sight. It looks like it's fake, a film set, but the truth is there's not the hand of Man and it's simply nature's work.
There are eight species of baobab trees. These trees are native to the island of Madagascar and here is where you'll find six of the eight existing species, also present in the African Continent and Australia. We had the privilege to be today in this memorable place.
Here are some of the many photos we took and with which we reached a conclusion: it's difficult to show in a photograph what only the eyes can see.




Avenida dos Embondeiros

Já passámos por muitas ruas e avenidas nas nossas viagens, nem era preciso sair de Portugal para ver avenidas de cortar a respiração... Mas hoje em Morondava passámos a tarde na avenida mais invulgar, espectacular e peculiar de todas as que conhecemos.
A estrada é em terra, não existem passeios e passam mais carros de bois do que carros - carros! Chama-se Avenida dos Embondeiros e é fácil de perceber o porquê deste nome.
Alugámos uma moto 4 com o único objectivo de podermos ir à dita avenida sozinhos, como gostamos mais, sem grupos e sem pressões, para podermos desfrutar de cada segundo num lugar que nos tinham dito que era imperdível. E lá fomos nós... Percorridos 20 Km, começámos a ver embondeiros, muitos e imponentes. Andámos mais um pouco e chegámos, não precisámos de ver uma placa a identificar o lugar, era evidente, estávamos na Avenida dos Embondeiros. Uma estrada de terra, como já dissemos,
ladeada por embondeiros equivalentes a prédios de cinco andares. E não estamos a exagerar, como se pode ver nas fotografias. Esta árvore chega a alcançar alturas de 5 a 25 metros (excepcionalmente 30), e até 7 metros de diâmetro de tronco (excepcionalmente 11).
É difícil de explicar o que se sente perante tal espectáculo oferecido pela natureza. A verdade é que ficámos alguns minutos em silêncio até conseguirmos comentar tal visão. Parece mentira, cenário, mas a verdade é que não tem mão do homem e é obra da natureza.
Existem oito espécies de Embondeiros. Estas árvores são nativas da ilha de Madagascar e é aqui que se podem encontrar seis das oito espécies, também presentes no continente Africano e Australiano. Nós tivemos o privilégio de estar hoje neste lugar inesquecível.
Aqui ficam algumas das muitas fotografias que tirámos e com que chegámos a uma conclusão: é muito difícil de contar numa fotografia aquilo só os olhos podem ver.